Free Porn
xbporn

buy twitter account buy twitter account liverpool escorts southampton escorts southampton elite escorts southampton escorts sites southampton escorts southampton escorts southampton escorts southampton escorts southampton escorts southampton ts escorts southampton escorts southampton escort guide shemale escort southampton escort southampton southampton escorts southampton escorts southampton escorts southampton escorts southampton escorts southampton escorts ts escorts ts escorts liverpool escorts liverpool escorts liverpool escorts liverpool ts escorts liverpool escort models liverpool escort models liverpool ts escort liverpool ts escort liverpool shemale escorts liverpool escorts liverpool escorts liverpool escorts liverpool escorts london escorts london escorts london escorts southampton escorts southampton escorts southampton escorts southampton escorts southampton escorts liverpool escorts liverpool escorts london escorts liverpool escorts london escorts

Produtores rurais do DF contam com cursos de marketing e e-commerce para desenvolver seus negócios

Mais do que auxiliar os produtores rurais com insumos, técnicas e tecnologias, o Governo do Distrito Federal (GDF) quer fortalecer o segmento ao tornar os homens e as mulheres do campo em verdadeiros empreendedores. Essa transformação vem sendo feita por meio de dois programas: Empreender e Inovar e Filhos deste Solo, desenvolvidos pela Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural (Emater-DF).

“Sentimos que havia a necessidade de ajudar o produtor na gestão de negócios, por isso estamos promovendo cursos para auxiliar no comércio eletrônico”

Cleison Duval, presidente da Emater-DF

Este mês as duas iniciativas ganharam reforço, com a disponibilização de um curso gratuito de marketing digital e e-commerce voltado para os beneficiários dos dois projetos e técnicos da empresa – que atuarão como multiplicadores –, com aulas teóricas presenciais e mentoria. A primeira aula foi ministrada nesta terça-feira (6) na sede da Emater. O curso segue nos dias 7, 13 e 14 de agosto, quando serão dadas as aulas teóricas. Durante dois meses, cada produtor será acompanhado individualmente sobre o uso das ferramentas e a aplicação nos negócios.

“Durante muito tempo a Emater trabalhava da porteira para dentro, ajudando o produtor na parte primária e de produção. Mas há alguns anos isso vem mudando para que possamos trabalhar da porteira para fora”, destaca o presidente da Emater-DF, Cleison Duval. “Sentimos que havia a necessidade de ajudar o produtor na gestão de negócios, por isso estamos promovendo cursos para auxiliar no comércio eletrônico”, revela.

Segundo o coordenador dos programas Empreender e Inovar e Filhos deste Solo, Carlos Goulart, uma das preocupações da empresa era com a rotatividade e falta de retorno financeiro dos produtores rurais. “Por que mesmo com toda a qualidade tecnológica, os produtores não prosperavam financeiramente? Chegamos a conclusão que, embora eles fossem excelentes produtores, ainda não eram empreendedores. Se o produtor não entender de negócio, ele não prospera”, afirma.

Por isso, os programas ensinam sobre gestão financeira, planejamento estratégico e, agora, técnicas de marketing e de comercialização eletrônica. A expectativa é de que os cursos ocorram anualmente para capacitar produtores que já foram beneficiados pelos programas de negócios rurais da Emater.

Capacitação

Foi buscando compreender mais sobre a divulgação e a comercialização no mundo digital que a produtora de café Núcia Cenci, 53 anos, entrou no novo curso oferecido pelo programa Empreender e Inovar. Ela quer tornar mais conhecido o trabalho na Fazenda Santa Rosa, no Programa de Assentamento do Distrito Federal (PAD-DF), onde a família promove turismo de experiência e produz café para a agroindústria própria Café Grão Nativo.

“Sei o básico, mas estava precisando de um conhecimento mais especializado. Sem sombra de dúvidas, a internet e as redes sociais são capazes de atingir um grupo maior de pessoas. Porque aquele que não é visto, não é lembrado. Então, esse curso está sendo muito importante”, afirma.

Avessa às redes sociais, a produtora rural Mariana Falqueto, 34, quis participar da capacitação porque percebeu a necessidade de estar posicionada na internet após a marca Delícias da Dinda – em que ela e a mãe produzem produtos de panificação em propriedade no Núcleo Rural Tabatinga – participar da AgroBrasília.

“Todo mundo perguntava qual era a nossa rede social, porque é por lá que as pessoas procuram saber. Vi que era algo essencial. Então, o curso é um impulso para os nossos negócios e um meio para facilitar do cliente chegar até a gente, e da gente chegar até o cliente. Estamos aprendendo ferramentas que vão ajudar bastante”, defende.

Fonte: Agência Brasília

spot_img