O novo sucesso nos salões de beleza dos Estados Unidos é hidratar os fios com sêmen, mas não humano. A secreção usada no tratamento é obtida através de touros. O produto promete fortalecer as madeixas, além de estimular o crescimento capilar.
Em entrevista ao UOL, o hairstylist Diego Larez, de Los Angeles, explicou como funciona e quanto custa a técnica de hidratação. “Além do sêmen, o tratamento utiliza a raiz de uma planta rica em proteínas (katera)”, informou.
De acordo com o especialista, o método é rico em colágeno e proporciona um efeito de brilho consideravelmente mais duradouro em comparação com as hidratações convencionais. Para obter o creme pastoso, 30 mililitros do sêmen de um touro são adicionados a um preparado especial para os fios.
Ainda segundo Diego, os interessados em submeter-se ao tratamento precisam pagar US$ 300, cerca de R$ 1,5 mil.
Ele também afirmou que o tratamento é orgânico e não exala o característico odor de esperma.
Vale destacar que nos Estados Unidos o sêmen é usado para fins estéticos em outras partes do corpo também. Em um spa, a espermina, um poderoso antioxidante presente na secreção, é aplicado na pele dos clientes com a promessa de deixar a cútis mais lisa.
Além disso, a empresa norueguesa de cosméticos Bioforsking comercializa diversos produtos com o esperma na lista de componentes.
Influencer usa sêmen como creme facial
Em janeiro deste ano outra hidratação envolvendo creme viralizou. A influencer Kelly Zolanski, moradora dos Estados Unidos, revelou no TikTok que usa o sêmen de um amigo como uma maneira de hidratar o rosto. “É uma alternativa barata e caseira”, disse ela.
Na época, em entrevista ao Daily Mail, a influenciadora digital de 26 anos disse que pensou em passar o líquido no rosto logo após assistir um vídeo sobre os “nutrientes e proteínas” que ele possui.
De acordo com Kelly, o “glow up” de sua pele é resultado de passar o esperma misturado a um hidratante para o rosto. Ela também contou que mistura os dois produtos juntos para “disfarçar” o mau cheiro do sêmen.
Solteira, Kelly contou que pediu a ajuda de um amigo para tentar o truque de skincare. “Quando ele me entregou, disse que eu estava louca e riu de novo”, disse a influencer ao jornal Daily Mail.
A jovem também revelou que o líquido é guardado em potinhos dentro da geladeira. “Eu moro sozinha, então, ninguém vai precisar ver quando estiver fazendo o café da manhã”, contou na entrevista.
O vídeo da influencer acumulou mais de 3,3 milhões de visualizações no TikTok, com mais de 299.300 curtidas e 11.800 comentários. No entanto, ele está indisponível no momento.
Perigos
Profissionais da saúde afirmam que não há base científica e segurança comprovada para o uso do sêmen no ritual de beleza. Além disso, eles ainda alertam que o esperma pode conter germes e desencadear doenças.
De acordo com o médico dermatologista André Moreira, em entrevista ao Metrópoles, passar sêmen no rosto é uma atitude perigosa que não tem qualquer benefício para a saúde da pele.
“Não existe estudos que comprovem que o sêmen melhora o aspecto da pele ou seja benéfico, pelo contrário, há estudos que mostram que ele pode fazer mau e até transmitir algum tipo de IST (Infecções Sexualmente Transmissíveis)”, disse.
Logo em seguida, André explicou que, quando em contato com a mucosa do olho ou da boca, o esperma pode trazer riscos. “Algumas pessoas também podem ter alergia a esse líquido”, informou o dermatologista.
Ainda de acordo com o médico, “devido a essas condições, é bastante perigoso e não recomendamos que ninguém repita essa atitude”.
Fonte: Metrópoles