Reeducandas de penitenciária feminina doam cabelo para confecção de perucas





Evento Resgatando a Autoestima contou com a participação de 30 voluntarias que doaram o cabelo para pacientes em tratamento de câncer



Fazer o bem sem saber a quem. A expressão significa ajudar alguém independentemente de quem seja e sem esperar recompensa por isso. Essa foi a frase mais mencionada pelas reeducandas da Penitenciária Feminina Sant’Ana no dia 27 de outubro, durante o evento “Resgatando a Autoestima”.

O projeto, idealizado pelo diretor da unidade, Osvaldo Martins Bueno, teve como objetivo a doação de cabelo pelas reeducandas para confecção de perucas para pacientes em tratamento de câncer. Segundo o diretor da penitenciária, a repercussão do evento foi muito positiva, com a adesão de 30 voluntárias.

Outras reeducandas que se interessaram pela causa farão a doação quando houver mais uma ação como essa, possibilidade já mencionada pelo diretor.

A ação contou com a participação dos funcionários da unidade prisional, que deram todo apoio na parte de organização, além de contar com a parceria da Escola de Cabeleireiro Embelleze e da ONG Cabelegria, essa última responsável pelo destino do cabelo para confecção das perucas.

Em alguns depoimentos, as reeducandas fizeram questão de destacar que faziam aquilo para ajudar o próximo, adultos ou crianças. “O importante é ajudar a amenizar o momento difícil das pessoas que passam por essa situação”, disse uma delas.

Outra reeducanda declarou que estava fazendo a doação por ter passado pelo mesmo tipo de tratamento para tratar a doença e sabia exatamente o que essas pessoas passam em relação à autoestima. Em outro depoimento de uma participante, foi dito que a motivação veio pelas experiências com pessoas próximas no tratamento da doença.

Na ocasião, as reeducandas receberam um certificado da ONG Cabelegria em agradecimento e parabenizando pelo feito.

Fonte: Governo do Estado de São Paulo

spot_img