Banco de órgãos e tecidos do DF tem aumento de 11% no número de doadores

O Banco de Órgãos e Tecidos da Secretaria de Saúde do Distrito Federal (SES-DF) registrou em 2023 um aumento de 11% no número de doadores de córnea em relação ao ano anterior. Em 2022, foram realizados 311 transplantes e, em 2023, um total de 336.

Mais conhecido como Banco de Olhos, os resultados positivos da instituição refletem o trabalho contínuo de busca de doadores, captação, preservação, avaliação e liberação das córneas doadas. A conscientização dos cidadãos também é um fator importante.

“Sem esse serviço, o transplante de córnea não aconteceria no DF. Também, o aumento do número de transplantes depende do aumento de doadores, que podem ser por morte encefálica ou coração parado. Por isso, a importância de sermos doadores”, afirma a diretora da Central Estadual de Transplantes da SES-DF, Gabriella Christmann.

As parcerias firmadas com o Serviço de Verificação de Óbitos (SVO) da SES-DF, o Centro Integrado de Operações de Brasília (CIOB) e o Instituto Médico Legal (IML) auxiliaram no aumento das doações. “Além disso, algumas unidades hospitalares também foram mais atuantes nas notificações de óbitos”, afirma a diretora.

Duas décadas de serviço

Além dos resultados positivos alcançados em 2023, o Banco de Órgãos e Tecidos tem mais um motivo para comemorar. No dia 27 de janeiro a instituição completa 20 anos de serviços prestados à saúde pública do DF.

O banco é responsável pela procura de possíveis doadores para a realização de transplante de córnea em pessoas com cegueira tratável. O processo de doação começa com uma entrevista com os familiares, por meio da qual é explicado o processo e é obtida a autorização por escrito.

A doação de córnea somente é possível após o falecimento, ou seja, não pode ser doada em vida, e pode ser captada em até 12 horas após a parada cardíaca. Um doador pode beneficiar até duas pessoas.

Familiares e demais profissionais que assistem ao paciente também podem manifestar interesse notificando o Banco de Olhos, que funciona 24 horas. Para isso, é preciso entrar em contato pelos telefones (61) 3550-8869, (61) 99556-9117 (também WhatsApp) ou pelo e-mail [email protected].

Saiba mais sobre o transplante de órgãos no DF neste link.

*Com informações da SES-DF

Fonte: Agência Brasília

Últimas