Brasileiros são finalistas e decidem título inédito do ITF Beach Tennis Finals em Brasília

Os campeões da primeira edição do ITF Beach Tennis Finals serão conhecidos neste sábado (7), na Arena BRB Nilson Nelson, em Brasília. No feminino, a partir das 18h, Rafaella Miiller e a venezuelana Patty Diaz enfrentam as italianas Giulia Gasparri e Ninny Valentini. A seguir, não antes das 20h, o francês Nicolas Gianotti e o italiano Mattia Spoto e Leonardo Branco e Allan Oliveira disputam o título masculino. O torneio inédito distribui uma premiação total de mais de US$ 100 mil, a maior da modalidade. Os jogos terão transmissão ao vivo pela ESPN 4 e pelo canal PlayBT no YouTube.

Acostumados a se enfrentarem em finais, as duas melhores duplas do circuito, formadas pelo francês Nicolas Gianotti e o italiano Mattia Spoto (números 1) e André Baran e o italiano Michele Cappelletti (números 3), duelaram pela primeira vez numa semifinal. A vitória, nesta sexta-feira (6), não só valia a vaga para final do torneio como também a liderança no ranking mundial.

Baran e Cappelletti começaram arrasadores, não dando chances para Gianotti e Spoto no primeiro set – 6/0. No segundo set, depois do “apagão”, a dupla europeia reagiu e empatou a partida em 6/3. A decisão então foi para o terceiro set, Gianotti e Spoto foram superiores, fecharam a partida em 0/6, 6/3 e 6/3 e mantiveram o posto de números 1 do mundo.

Na outra semifinal masculina, 100% nacional, Leonardo Branco e Allan Oliveira venceram Giovanni Cariani e Daniel Mola, por 6/4 e 6/2. “Estamos tentando encontrar palavras para essa final, mas é fruto do que a gente vem trabalhando, dedicando e acreditando. Hoje fizemos um jogo excelente, não demos brecha e estamos muito felizes em alcançar essa nossa primeira final juntos”, afirmou Allan. “Estou muito feliz em chegar à primeira final de um torneio tão grande como esse. Estamos trabalhando muito e lutando a cada dia. Amanhã vamos para o título”, acrescentou Branco.

No feminino, Rafaella Miiller e a venezuelana Patty Diaz, que formam a dupla número 1 do mundo, vão encerrar a temporada com mais uma final e em busca de mais um título. Na semifinal, elas tiveram que se superar, já queRafa sentiu um desconforto nas costas durante a partida e, mesmo assim, encontraram alternativas para chegar à final ao derrotarem a italiana Veronica Casadei e a espanhola Ariadna Graell, por 6/0 e 7/5.

Rafa deixou a quadra logo após a partida para passar por atendimento médico. “Hoje a gente se manteve firme do início ao fim, e a experiência e união fizeram a diferença ao nosso favor. Fiquei preocupada, espero que a Rafa esteja melhor amanhã e que tenha energia para mais um jogo”, explicou Diaz.

Na outra semifinal, Sophia Chow e Vitória Marchezini foram superadas pelas italianas Giulia Gasparri e Ninny Valentini, por 6/1 e 6/3.

Resultados de sexta-feira (6)

Semifinais

Leonardo Garrossino Branco (BRA)/Allan Oliveira (BRA) x Giovanni Cariani (BRA)/Daniel Mola (BRA) – 6/4, 6/2
Nicolas Gianotti (FRA)/Mattia SPOTO (ITA) x Andre Baran (BRA)/Michele Cappelletti (ITA) – 0/6, 6/3, 6/3
Patricia Diaz (VEN) / Rafaella Miiller (BRA) x Veronica Casadei (ITA)/Ariadna Costa Graell (ESP) – 6/0, 7/5
Giulia Gasparri (ITA)/Ninny Valentini (ITA) x Sophia Chow (BRA)/Vitoria Marchezini (BRA) – 6/1, 6/3

O ITF Beach Tennis Finals 2024 é um evento oficial da Federação Internacional de Tênis (ITF) e da Confederação Brasileira de Tênis (CBT). A competição tem o apoio da Secretaria de Esporte e Lazer do Distrito Federal, Sesc Fecomércio, Mormaii, ESPN/Disney+, Grupo Talk, MEO Medicina Esportiva e Ortopedia e Brasília e Região Convention & Visitors Bureau. A realização é da Federação Brasiliense de Tênis (FBT).

Serviço

ITF Beach Tennis Sand Series Tour Finals
Arena BRB Nilson Nelson – Brasília
3 a 7 de dezembro
Ingressos: Bilheteria Digital

*Com informações da SEL-DF

 

Fonte: Agência Brasília

spot_img