[adrotate banner="2"]

Circuito gastronômico apresenta culinária internacional para os brasilienses

Quem tem a curiosidade de conhecer a gastronomia de outros países, em especial, a cultura latino-americana e caribenha, esse é o momento. Começou, na tarde desta sexta-feira (8), e vai até as 20h do sábado (9), o Projeto Paladar Internacional, um verdadeiro circuito gastronômico com 11 embaixadas, no Shopping Pátio Brasil, Asa Sul.

O evento gratuito é promovido pelo Governo do Distrito Federal (GDF), por meio da Secretaria de Relações Internacionais (Serinter), em parceria com a Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (Fecomércio-DF) e o Senac-DF. Durante o circuito, o público tem a oportunidade de aprender sobre a gastronomia dos países e degustar os pratos típicos de cada cultura.

No total, serão 11 aulas-show ministradas por chefs indicados pelas embaixadas do Chile, Peru, República Dominicana, Barbados, Cuba, El Salvador, Bolívia, Paraguai, Equador, Argentina e México. Neste sábado, as aulas iniciam às 13h, com entrada gratuita e aberta ao público em geral.

Para o secretário da Serinter, Paco Britto, o trabalho do GDF é fortalecer a integração com as embaixadas, trazendo negócios, cultura e turismo para o DF, além da parceria com o setor privado para a realização do evento. “Queremos apresentar para a população outras culturas, por meio da gastronomia, que são ricas e com ingredientes peculiares”, diz. “Nos eventos, o GDF entra com a parte institucional e a parte operacional fica por conta de parceiros como Fibra, Apex, Fecomércio e associações comerciais, e quem ganha com isso é a população”, completa.

O diretor regional do Senac DF, Vítor Corrêa, afirma que o circuito, além de promover a culinária internacional, auxilia na formação dos estudantes em gastronomia. “A relação com o governo é muito importante em razão da articulação com o corpo diplomático. O GDF trouxe o debate e nós abraçamos, são todos os atores unificados e assim promovemos o desenvolvimento da gastronomia, preparamos melhor os alunos dos cursos para ingressar no mercado de trabalho desse segmento que é tão importante para a cidade e toda comunidade”, diz. Segundo ele, essa é a primeira edição do evento, mas a expectativa é expandir para outros países futuramente.

A conselheira da embaixada da República Dominicana, Rosanna Polanco, salientou que o evento é uma forma das pessoas conhecerem a cultura e até mesmo sentirem a familiaridade dos povos latino-americanos. “É uma oportunidade para o nosso país fazer uma ponte cultural e gastronômica, misturando culturas. Além disso, é um momento para as pessoas conhecerem a República Dominicana, que hoje vive praticamente do turismo.”

A estudante de gastronomia Manuela Lira estava atenta assistindo todas as aulas e experimentando os pratos típicos dos países, ela acredita que os ensinamentos serão muito importantes para o futuro profissional. “Foi bem legal a iniciativa que nos dá a oportunidade de conhecer a culinária internacional. A comida estava muito gostosa e como eles explicaram a forma de preparo vou até tentar fazer em casa”, ressalta.

08/03/2024 - Circuito gastronômico apresenta culinária internacional para os brasilienses

Fonte: Agência Brasília

spot_imgspot_imgspot_imgspot_img
spot_img