Confira a programação pelo Dia Mundial do Meio Ambiente

Em alusão ao Dia Mundial do Meio Ambiente, celebrado no dia 5 de junho, o Instituto Brasília Ambiental organizou uma extensa programação, que será desenvolvida durante todo o mês, nas várias regiões administrativas do Distrito Federal. Vão ser realizadas desde ações de educação ambiental nas unidades de conservação (UCs), como plantios de mudas com apoio da comunidade, a cursos e palestras.

“[As ações] Têm o objetivo de mostrar o empenho do Brasília Ambiental, que, por meio de seus servidores, não mede esforços para prestar um serviço de muita qualidade à população do DF. Defender o meio ambiente é defender a vida”, destaca o presidente da autarquia, Rôney Nemer.

A programação começa nesta sexta-feira (2), das 9h às 12h, com o lançamento do cercamento no Parque Ecológico Santa Maria. A unidade de conservação também ganhará autorização para a iluminação, além de guarita e pórtico de entrada. No domingo (4), às 10h, haverá uma reunião aberta com a comunidade do Parque Distrital Pedra dos Amigos, no Paranoá.

Na segunda (5), Dia Mundial do Meio Ambiente, o Parque Ecológico Veredinha, em Brazlândia, recebe plantio de mudas do Cerrado. No mesmo dia, a Unidade de Educação Ambiental (Educ) do Brasília Ambiental realiza, das 8h30 às 13h, na Escola de Governo (Egov), o seminário A Educação Ambiental como Ferramenta de Prevenção a Incêndios no Cerrado, em comemoração ao Dia Nacional da Educação Ambiental, celebrado no dia 3 de junho.

De 5 a 9 de junho, a Superintendência de Fiscalização, Auditoria e Monitoramento (Sufam) realizará nas administrações regionais, das 9h às 17h, panfletagem sobre poluição sonora. A ação educativa visa esclarecer a população sobre o que é essa infração ambiental, prevista na Lei DF nº 4.092, e como denunciá-la.

Conscientização

O Dia Mundial do Meio Ambiente foi designado no dia 5 de junho de 1972 pela Assembleia Geral da Organização das Nações Unidas (ONU), no primeiro dia da histórica Conferência de Estocolmo sobre o Meio Ambiente Humano. Na ocasião, outra resolução adotada pela Assembleia Geral da ONU levou à criação do Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (Pnuma), principal autoridade global que determina a agenda ambiental e serve como autoridade defensora do meio ambiente no mundo.

Confira a programação

→ Dia 2 (sexta-feira)
– Lançamento do cercamento do Parque Ecológico Santa Maria, das 9h às 12h

→ Dia 4 (domingo)
– Reunião com a comunidade do Parque Distrital Pedra dos Amigos, no Paranoá, às 10h

→ Dia 6 (terça-feira)
– Curso de Cosméticos com Ervas Medicinais, no Centro de Práticas Sustentáveis (CPS), Jardim Mangueiral, das 8h às 17h (Organizador: Senar)
– Ecofeira Itinerante, na Câmara Legislativa do Distrito Federal (CLDF), das 8h às 17h (Organizador: Ecofeira)
– Ação de limpeza do Parque Três Meninas, às 9h
– Passarinhada, na Estação Ecológica de Águas Emendadas (Esecae), das 7h às 11h (Organizador: Marcus Paredes – Educ)
– Simulação de vazamento de hidrocarbonetos (combustível) em meio aquático, no Lago Paranoá, próximo à Ponte JK, localizada no SCES Trecho 2, Asa Sul, das 9h às 13h (Organizador: Comissão Distrital DP2R2)

→ Dia 7 (quarta-feira)
– Curso de Cosméticos com Ervas Medicinais, no CPS, das 8h às 17h (Organizador: Senar)

→ Dia 8 (quinta-feira)
– Curso de Cosméticos com Ervas Medicinais, no CPS, das 8h às 17h (Organizador: Senar)
– Ecofeira Itinerante, na CLDF, das 8h às 17h (Organizador: Ecofeira)

→ Dia 9 (sexta-feira)
– Lançamento do projeto Cerrado Vivo – Projeto de regeneração de áreas degradadas com mudas doadas pela comunidade do Jardim Botânico e por condomínios, no CPS, às 9h (Organizador: Viveiro Oikos)
– Curso Gratuito – Noções Básicas de Viveirismo, no CPS, das 10h às 12h (Organizador: Viveiro Oikos)
– Festa Junina da Ecofeira – São João Sustentável, das 17h às 22h (Organizador: Ecofeira)

→ Dia 10 (sábado)
– Curso Gratuito – Cozinha Vegana e Vegetariana, no CPS, das 9h às 12h (Organizador: HCN – Chef Cizú)

→ Dia 12 (segunda-feira)
– Ecofeira itinerante, na CLDF, das 8h às 17h

→ Dia 13 (terça-feira)
– Vivência no Parque com a APAE, no Parque Olhos D’Água, das 8h às 11h

→ Dia 14 (quarta-feira)
– Publicação do Plano de Manejo – Café com a comunidade do Parque Ecológico das Sucupiras sobre a publicação do Plano de Manejo da UC, às 9h

→ Dia 15 (quinta-feira)
– Passarinhada na Esecae, das 7h às 11h (Organizador: Grupo Observaves)

→ Dia 16 (sexta-feira)
– Entrega de Certificado do 1ª Reserva Particular de Patrimônio Natural (RPPN), na sede do Brasília Ambiental, às 10h

→ Dia 17 (sábado)
– Caminhada na Trilha das Copaíbas, no Parque Ecológico das Copaíbas, no Lago Sul, e entrega de autorização da guarita da UC, às 8h
– Estação Brasil – Apresentações de espetáculo cênico musical, oficinas de bonecos, espetáculos teatrais, mediação de espetáculos em UCs do DF, no Parque Ecológico de Águas Claras, das 13h às 17h

→ Dia 18 (domingo)
– Estação Brasil – Apresentações de espetáculo cênico musical, oficinas de boneco, espetáculos teatrais, mediação de espetáculos em UCs do DF, Parque Ecológico dos Jequitibás, em Sobradinho, das 13h às 17h

→ Dia 20 (terça-feira)
– Vivência no Parque com a APAE, Parque Olhos D’Água, das 13h às 16h

→ Dia 21 (quarta-feira)
– Vivência no Zoo, das 8h às 11h e das 13h30 às 16h

→ Dia 24 (sábado)
– Oficina Aproveitamento Integral dos Alimentos, no CPS, das 9h às 12h
– Estação Brasil – Apresentações de espetáculo cênico musical, oficinas de bonecos, espetáculos teatrais, mediação de espetáculos em UCs do DF, no Parque Ecológico Saburo Onoyama, em Taguatinga, das 13h às 17h

→ Dia 25 (domingo)
– Estação Brasil – Apresentações de espetáculo cênico musical, quatro oficinas de bonecos quatro espetáculos teatrais, quatro mediações de espetáculos em UCs do DF Parque Ecológico Três Meninas, Samambaia, das 13h às 17h

*Com informações do Instituto Brasília Ambiental

Fonte: Agência Brasília

spot_img