[adrotate banner="2"]

Conselhos Comunitários de Segurança do DF ganham nova marca

Nesta quarta-feira (10) foram instituídos os novos símbolos dos Conselhos Comunitários de Segurança do Distrito Federal (Consegs). A partir da publicação no Diário Oficial do Distrito Federal (DODF), os símbolos serão utilizados exclusivamente em atividades inerentes aos Conselhos das Regiões Administrativas (Conseg/RA) e aos de Segurança Rural (Conseg/Rural).

“A efetividade de nossas ações de melhorias em segurança tem mais suporte e eficiência quando a equipe é formada por poder público e sociedade”, afirmou o secretário de Segurança Pública do Distrito Federal, Sandro Avelar. “Por isso, estamos focando no envolvimento progressivo e em conjunto entre sociedade e governo, e outras instituições não governamentais nos assuntos e decisões de Segurança Pública. Com uma identidade visual clara, os Consegs se tornam facilmente reconhecíveis, o que facilita a interação e a comunicação com os moradores”, frisou Avelar.

Na nova logomarca dos Consegs, as linhas representam os pilares estilizados do Palácio do Buriti, sede do poder executivo do Governo do Distrito Federal. Cada região terá o nome representado abaixo do círculo dourado e a marca poderá ser utilizada de forma individual por cada conselho.

“A publicação da assinatura dos Consegs tem o intuito de fortalecer uma identidade visual de uma equipe que já é conhecida por toda comunidade e por todos os órgãos que compõem o Governo do Distrito Federal”, frisou o coronel Paulo André Monteiro, chefe da Unidade Gestora dos Conselhos Comunitários de Segurança.

Para o presidente do Conseg do Lago Norte, João Montandon, em situações delicadas, como pedir a um vizinho que abaixe o som, por exemplo, a falta de identificação normalmente gera resistência e desconfiança. “Por não saberem com quem estão lidando, os moradores hesitam em atender à porta. A iniciativa da SSP, ao implementar uma logomarca oficial para os Consegs, valoriza e prestigia o trabalho desses conselhos e de seus colaboradores. Isso não só aumenta a eficácia das ações de segurança, mas também promove um ambiente de maior confiança e cooperação entre a comunidade e as autoridades. Com essa medida, todos ganham: os Consegs se tornam mais eficientes, os moradores se sentem mais seguros e os agentes de segurança podem atuar com mais precisão e assertividade”, finalizou.

Consegs

“A iniciativa da SSP, ao implementar uma logomarca oficial para os Consegs, valoriza e prestigia o trabalho desses conselhos e de seus colaboradores”

João Montandon, presidente do Conseg do Lago Norte

Instituídos pelo Decreto n° 39.910, de 26 de junho de 2019, os Consegs são canais de participação popular que tratam de assuntos ligados à Segurança Pública. São de caráter consultivo e deliberativo, sem fins lucrativos e de cooperação voluntária, e atuam como espaços para discussão e análise de problemas. Atualmente, 39 Consegs atuam no Distrito Federal.

No fim de 2023, foi realizada uma eleição da qual participaram cerca de 2,4 mil pessoas de todas as regiões administrativas do DF. Foram eleitos 200 voluntários da sociedade que trabalham como elo entre as forças de segurança e a população. O mandato dos escolhidos vai até 2027.

Os representantes dos Consegs conhecem de perto a realidade da região que representam e podem validar, dar suporte e eficiência a ações conjuntas com as forças de segurança, a fim de reduzir índices criminais, principalmente a violência contra a mulher. Todos os membros recebem capacitação e atualizam os processos de recebimento das demandas e alinhamento sobre procedimentos em conjunto com membros da Secretaria de Segurança Pública do Distrito Federal.

*Com informações da SSP-DF

Fonte: Agência Brasília

[adrotate banner="6"]
spot_img