[adrotate banner="2"]

GDF retira lixo guardado por acumulador em comercial do Plano Piloto

Em mais uma ação do GDF Presente, o Governo do Distrito Federal fez a retirada de mais de 60 toneladas de lixo da área verde da 310 Sul, no Plano Piloto. Em parceria com as equipes da Administração Regional do Plano Piloto e a Novacap, a iniciativa deu uma nova cara ao local, que além da sujeira que atraía insetos e outras pragas, incomodava comerciantes e espantava a clientela do comércio local.

Foram retirados vários recipientes que acumulavam água, deixados por um acumulador da região, como latas de leite e embalagens, e acabavam servindo como depósitos de ovos e larvas do mosquito Aedes aegypti, vetor da dengue e outras arboviroses. Também se tornaram esconderijo de pragas urbanas como ratos, baratas e escorpiões.

O prefeito da SQS 310, Aluizio Stremel, disse que fez o relato da situação pela Ouvidoria do GDF, como sempre faz em casos que necessitem de alguma intervenção do governo, e foi atendido sem demora. “Todo mundo elogiou o trabalho (de limpeza), que é muito importante não só para os moradores, mas para todos que passam pelo local. Além disso, deu outro aspecto à quadra”, afirma ao destacar a necessidade de todas as pessoas manterem a limpeza do local.

Geni Rodrigues, dona de uma loja de bolos na área comercial da região há pouco mais de um mês, conta que a sujeira deixada lá espantava os clientes. Após a limpeza feita pelo GDF, no entanto, ela percebeu aumento no número de frequentadores em seu estabelecimento e a satisfação de quem passa por lá. “É um local com muitos idosos e crianças e as pessoas deixavam de frequentar por conta da sujeira. Agora, está muito melhor e tenho recebido muitos relatos de agradecimento”, conta.

Manoel Dayrell, 70 anos, conta que o problema do acúmulo de lixo é recorrente porque “muitas pessoas não se preocupam em manter o ambiente limpo”. Ele tenta conscientizar os demais comerciantes sobre a importância de manter o trabalho realizado pelo GDF. “Com a limpeza melhorou muito e estamos tentando manter assim. Fica mais seguro em todos os aspectos. Mas, depende de todo mundo participar porque não adianta o GDF vir limpar e as pessoas sujarem novamente”, ressalta.

O coordenador do Polo Central Adjacente III do GDF Presente, Alexandro César, explica que o GDF Presente percorre todos os locais e conta com o auxílio da população para informar onde há necessidade de intervenção por meio do programa.

Ao serem informados sobre a situação, houve vistoria no local e, em seguida, a limpeza. Também houve apoio da Vigilância Ambiental em Saúde, da Secretaria de Saúde do DF (SES-DF), que fez a desratização da área, além do fumacê para evitar a proliferação do Aedes aegypti. “Nosso intuito é trazer qualidade de vida para a população, que gostou muito do resultado”, afirma sobre os relatos que tem recebido após a limpeza.

O administrador do Plano Piloto, Bruno Olímpio, ressalta que a ação “traz mais segurança para toda a comunidade e uma vida para todos”. “Era demanda antiga dos comerciantes da região. Inclusive, tiramos muitos focos de dengue do local há alguns meses. Além disso, muitos deixam de ir ao comércio por causa da sujeira. Esse é um trabalho muito importante porque também nos ajuda a evitar doenças”, finaliza.

09/07/2024 - GDF retira lixo guardado por acumulador em comercial do Plano Piloto

Fonte: Agência Brasília

[adrotate banner="6"]
spot_img