Granja do Torto recebeu serviços de acessibilidade para o Capital Moto Week

O Capital Moto Week espera reunir cerca de 800 mil pessoas entre esta quinta-feira (18) e o dia 27 de julho, fomentando assim a economia do Distrito Federal. Os amantes de moto e rock que forem ao maior festival do gênero na América Latina vão conhecer um pouco dos serviços realizados diariamente pela Companhia Urbanizadora da Nova Capital do Brasil (Novacap) em todo o DF.

Com base no apoio prestado pelo Governo do Distrito Federal (GDF) ao evento, com objetivo de fomentar cada vez mais o turismo e a cultura no DF, a companhia realizou diversas intervenções em todo o local do evento, o Parque de Exposições da Granja do Torto. Dois pilares foram usados como regra: a acessibilidade e a sustentabilidade.

“Entendemos que se trata de um evento inclusivo voltado à participação de todos. Dessa maneira, construímos várias rampas de acesso para cadeirantes, de maneira que possam transitar livremente em todos os locais”

Fernando Leite, presidente da Novacap

“Entendemos que se trata de um evento inclusivo voltado à participação de todos. Dessa maneira, construímos várias rampas de acesso para cadeirantes, de maneira que eles possam transitar livremente em todos os locais”, comenta o presidente da Novacap, Fernando Leite.

Barreiras físicas foram retiradas, bem como entulhos e obstáculos que possam impedir a livre circulação desse público. Além disso, foram feitas pintura de meios-fios, limpeza de bocas de lobo, manutenção hidráulica e elétrica e reparos nos forros dos banheiros, manutenção nas válvulas de descargas, ⁠reposição de luminárias e troca de cubas quebradas dos banheiros, entre outros.

“Ficamos atentos aos mínimos detalhes e, inclusive, contamos com o apoio de uma pessoa cadeirante para nos mostrar pontos que precisavam de intervenções. Isso foi fundamental, pois nos deu uma visão de quem sofre diariamente com problemas de locomoção”, explica o engenheiro Pedro Isaac.

O arquiteto da Diretoria de Edificações, Max Martins, é o responsável pelo projeto de dois grandiosos cenários em duas praças dentro do local do festival. Os visitantes que acessarem a entrada principal para pedestres vão dar de cara com uma praça futurista cheia de luzes, plantas e vários outros aspectos que remetem à Novacap e a Brasília, assim como um balão em frente ao famoso Saloom.

“A ideia foi aproveitar tudo o que tínhamos de material reciclável. Vergalhões, madeira, estruturas de PECs, balanços velhos de parquinhos e todo tipo de sucata e sobras a gente reaproveitou”, conta o especialista ao somar cerca de 300 m² juntando as duas instalações.

Os locais brincam com ilusão de ótica e são interativos, ou seja, os frequentadores podem interagir com as obras e, principalmente, garantir boas fotos com as luzes e as plantas, entre outros. É possível, por exemplo, se divertir num balanço, descansar num banco de praça, fazer um foto num orelhão antigo e apreciar os grafites do artista Elon, de Ceilânda.

E o mistério acabou. Há uma semana, o artista e trabalhador da Novacap Edmilson Ferreira Vasconcelos havia prometido esculturas que somavam quase cinco toneladas. Juntamente com uma equipe da empresa, eles construíram dois bancos de mais de dois metros de largura, um trono com quase três metros de altura, além de terem entalhado um coração e as iniciais do evento, CMW em uma tora de maciça de eucalipto.

Por fim, o Departamento de Parques e Jardins implementou dois projetos paisagísticos nas praças temporárias. De acordo com o Raimundo Silva, chefe do setor, os locais passam a contar com 430 metros² de canteiro, 150 metros³ de cavaco, 500 metros de grama, 9.440 flores, 55 vasos de palmeiras, 100 arbustos, além da execução de poda e corte do mato alto.

Festival

O Capital Moto Week é o maior festival de motos e rock da América Latina e ocorre entre os dias 18 e 27 deste mês, no Parque Granja do Torto.

A expectativa é que a Cidade da Moto receba até 800 mil pessoas, 350 mil motocletas e mais de 1,8 mil motoclubes de todo o mundo. Serão mais de 100 shows, com atrações como Raimundos, CPM 22, Humberto Gessinger, Sepultura, Detonautas, Call The Police, Blitz e Fernanda Abreu.

*Com informações da Novacap

Fonte: Agência Brasília

spot_img