[adrotate banner="2"]

Homenagens marcam Dia Internacional da Mulher no HRSM

O Dia Internacional da Mulher, comemorado nesta sexta-feira (8), foi marcado por muitas homenagens dentro do Hospital Regional de Santa Maria. Equipes de vários setores fizeram a data se tornar especial realizando café da manhã e entrega de mimos para as mulheres, seja da equipe ou das pacientes. Todas as mulheres que passaram no ambulatório da unidade receberam uma lembrancinha especial.

As colaboradoras da maternidade tiveram um café da manhã especial, repleto de coisas gostosas e música. “Na correria do dia a dia dentro de um hospital, muitas vezes esquecemos de quem está à frente do cuidado. Momentos de confraternização são importantes para unir a equipe. Servem para lembrarmos de que, juntas, somos mais fortes, cada uma é um elo muito importante dessa corrente de cuidado”, afirma a chefe de Serviço de Enfermagem da Maternidade do HRSM, Marília Cunha.

Segundo ela, parar a rotina por alguns minutos e ser prestigiada pela música gera motivação e recarrega a bateria de todas as profissionais de saúde que atuam na assistência. “E assim, cuidamos de quem cuida.”

“A prática do autocuidado promove o bem-estar, melhora os aspectos de saúde mental, melhora a adesão ao tratamento e minimiza o desconforto e adoecimento causado por impactos em sua rotina de vida e o distanciamento dos familiares, consequência da internação hospitalar”

Sheileni Louzeiro, psicóloga

As gestantes consideradas de alto risco e internadas nas enfermarias da maternidade receberam um par de brincos como mimo. De acordo com a psicóloga Sheileni Louzeiro, do ponto de vista psicológico, estimula-se o autocuidado, para que as gestantes se percebam, se cuidem e se sintam cuidadas pela equipe.

“A prática do autocuidado promove o bem-estar, melhora os aspectos de saúde mental, melhora a adesão ao tratamento e minimiza o desconforto e adoecimento causado por impactos em sua rotina de vida e o distanciamento dos familiares, consequência da internação hospitalar”, explica.

A equipe da Supervisão da Clínica Cirúrgica também não deixou a data passar despercebida. Além de café da manhã, teve música para alegrar os corações. O cantor Ulissis Lima foi o convidado.

“Hoje, 95% dos colaboradores que atuam na Clínica Cirúrgica são do sexo feminino. Reconhecer o protagonismo da mulher é essencial para o desenvolvimento humanizado da nossa assistência aos pacientes. É importante reconhecer o espaço que a mulher ocupa na sociedade, no trabalho e na enfermagem”, afirma o supervisor da Clínica Cirúrgica, Sergio Barbosa.

A gerente geral de Assistência do HRSM, Stephanie Fernandes, parabenizou todas as mulheres que atuam no hospital e enfatizou a importância de celebrar todas as conquistas, coragem e resiliência das mulheres ao redor do mundo. “Que possamos continuar a lutar por igualdade, justiça e empoderamento para todas as mulheres, hoje e todos os dias. Juntas, somos imparáveis”, ressalta.

*Com informações do IgesDF

Fonte: Agência Brasília

[adrotate banner="6"]
spot_img