Na manhã desta terça-feira (16), o administrador do Itapoã, Raimundo Paz, e lideranças comunitárias foram conferir o andamento das obras de implantação de duas bacias de contenção em uma região do condomínio Entre Lagos. As estruturas serão responsáveis pela captação das águas pluviais das quadras 202, 203, 318, 366, 378 e 379 do Del Lago. Essa é a primeira etapa do projeto de infraestrutura das quadras remanescentes da região administrativa.
“É uma obra histórica e importante para toda a população da cidade. Por muitos anos, lutamos para que ela saísse do papel”, afirma o líder comunitário Deliomar Louzeiro. Para Joaquim de Jesus, morador da Quadra 318 do Del Lago, um grande projeto de drenagem está em execução na cidade. “É fundamental que o governo priorize um bom sistema de águas pluviais para evitar futuros problemas de alagamentos e buracos no asfalto”, comenta ele.
Morador da Quadra 202 do Del Lago desde 2009, o líder comunitário Leonilson Andrade participou de muitas reuniões para a construção do fórum da cidade e da implantação da Avenida Brasil. “É uma via importante e recebeu este nome em homenagem ao nosso país. A finalização da pavimentação dela até a DF-001, passando por dentro do Itapoã Parque, vai gerar progresso e desenvolvimento para este lado da cidade”, destaca Leonilson.
O governador Ibaneis Rocha esteve na cidade no mês passado para assinar a ordem de serviço para o início das obras. Serão investidos, pelo Governo do Distrito Federal (GDF), cerca de R$ 21,5 milhões nos serviços de pavimentação, drenagem, meios-fios e calçadas que serão executados pela Companhia Urbanizadora da Nova Capital (Novacap). Deste montante, o deputado Eduardo Pedrosa destinará R$ 15 milhões.
Fernando Leite, presidente da Novacap, destaca que o investimento proporcionará melhoria de vida aos moradores da cidade. “É com grande alegria que executamos mais esse serviço para o Itapoã. A Novacap trabalha para atender aos pedidos da população. A pavimentação e a drenagem das quadras levarão mais segurança para a comunidade, evitando erosões, acidentes com pedestres, prejuízos com carros e outros problemas que prejudicam a vida das pessoas”, avalia.
Elizeu de Souza, síndico do condomínio Entre Lagos, destaca que a construção dos reservatórios dentro de uma área do condomínio só foi possível por causa da parceria com a Administração Regional do Itapoã. “O Entre Lagos passou a fazer parte da poligonal do Itapoã em 2019. E, junto com os gestores públicos, conseguimos as autorizações necessárias para a viabilização da obra. Estamos felizes ao ver as melhorias chegando para os nossos vizinhos”, celebra o síndico.
Durante agenda, o administrador regional do Itapoã agradeceu a presença das lideranças. “Nosso objetivo é mostrar para a comunidade que os trabalhos já começaram e logo as máquinas estarão nas quadras. O sonho do asfalto na porta de casa se tornará realidade para muitas famílias”, enfatiza Raimundo Paz.
O Itapoã tem uma série de investimentos em infraestrutura e mobilidade previstos para 2023. Já estão em execução as obras do viaduto Itapoã-Paranoá, do terminal rodoviário e da escola classe, na Quadra 203 do Del Lago. Também serão entregues novas unidades habitacionais no Itapoã Parque, onde já estão em andamento as construções de unidades do Cras, Creas e escolas.
*Com informações da Administração Regional do Itapoã
The post Lideranças comunitárias do Itapoã visitam obras de bacias de contenção appeared first on Agência Brasília.
Fonte: Agência Brasília