O infectologista do Hospital da Criança de Brasília José Alencar (HCB) Bruno Lima participou, recentemente, de um treinamento sobre controle de infecções no Cairo (Egito). Reunindo profissionais de diferentes países, o evento foi promovido pelo hospital St. Jude Children’s Research Hospital – também conhecido como Hospital 57357, em referência ao número da conta bancária disponível para doações, o St. Jude é o maior hospital de oncologia pediátrica do mundo.
O treinamento é parte do curso Intensive Infection Control Course for Infection Preventionists, do St. Jude, e contou com etapa virtual antes do encontro presencial Após terminar o aprendizado a distância, Bruno Lima foi selecionado para participar desse momento presencial, reunindo infectologistas do Iêmen, Estados Unidos, Senegal e de outros países.
“É um curso de controle de infecção. Então, tivemos discussões sobre vários temas relacionados. A troca de experiências e conhecimentos com profissionais da área é sempre muito importante, pudemos reavaliar as condutas e processos do controle de infecção do HCB. Além disso, esse curso aumenta as relações entre o HCB e o St. Jude, com possibilidade de cooperações posteriores”, diz o infectologista do HCB.
Aprendizado internacional
Ainda neste mês, outra profissional do Hospital da Criança de Brasília esteve em um evento internacional de intercâmbio de conhecimentos: a anestesiologista Liliana Mesquita, que participou do Congresso Europeu de Anestesia (Euroanesthesia), na Escócia.
Além disso, o HCB promoveu o Congresso Internacional da Criança com Condições Complexas de Saúde, em abril. Realizado em parceria com o Hospital Sant Joan de Déu, de Barcelona (Espanha), esse evento debateu temas ligados a diferentes especialidades pediátricas.
*Com informações do HCB
Fonte: Agência Brasília