A Fundação de Amparo ao Trabalhador Preso do Distrito Federal (Funap-DF), órgão vinculado à Secretaria de Justiça e Cidadania (Sejus-DF), firmou acordo de cooperação técnica com o Instituto Recomeçar. A resolução foi publicada no Diário Oficial do DF (DODF) desta quinta-feira (5).
O Instituto Recomeçar é conhecido pela metodologia inovadora chamada Trilha do Egresso, que tem como objetivo promover o autoconhecimento, entender as regras e responsabilidades e capacitar os indivíduos para que se tornem ativos nas próprias histórias.
Essa abordagem proporciona aos reeducandos assistidos pela Funap a oportunidade de se reinventar e de se preparar para uma reintegração bem-sucedida na sociedade
A Trilha do Egresso consiste em várias etapas, incluindo cadastro, socialização, cursos de desenvolvimento pessoal, social e profissional, atendimento psicossocial individualizado, conversas francas, encaminhamento para cursos profissionalizantes e oportunidades de emprego e renda. Essa abordagem proporciona aos reeducandos assistidos pela Funap a oportunidade de se reinventar e de se preparar para uma reintegração bem-sucedida na sociedade.
Um dos principais destaques deste acordo é que os cursos oferecidos pelo Instituto Recomeçar serão totalmente gratuitos para os reeducandos em fase de término de pena ou egressos do sistema prisional. O local para a realização dos cursos, bem como a infraestrutura, será cedido pela Funap na própria sede da fundação, no SAI, trecho 2 – 1° andar.
Para a diretora-executiva da Funap, Deuselita Martins, “esse acordo de cooperação técnica representa um passo significativo em direção à reinserção de indivíduos na sociedade e à redução da reincidência criminal. A educação e a capacitação são fundamentais para que essas pessoas possam construir um futuro melhor para si mesmas e para a comunidade em geral.”
Os interessados poderão preencher o formulário de matrícula fornecido pela instituição.
*Com informações da Funap-DF
The post Parceria promove reintegração social por meio da educação appeared first on Agência Brasília.
Fonte: Agência Brasília