Desta segunda-feira (26) a 23 de julho, a Secretaria da Família e Juventude do DF (SEFJ) manterá abertas as inscrições para contratação de 1,8 mil jovens entre 14 e 18 anos, no âmbito do programa Jovem Candango.
Desta vez, o processo seletivo apresenta o benefício de pontuação social para filhos de mulheres vítimas de feminicídio e jovens atendidos pelo programa Vira Vida, além da inclusão de participantes de projetos desenvolvidos pelos centros de juventude do DF.
“Ter vagas destinadas a esses jovens é uma forma efetiva de amparo e de possibilitar novos caminhos”, avalia a secretária da Mulher, Giselle Ferreira. “Sabemos como a violência de gênero deixa marcas. Quando uma mulher é vítima de feminicídio, seus filhos ficam órfãos e enfrentam não apenas a perda da mãe, mas também o trauma da violência e as consequências de viver sem o apoio parental.”
Experiência profissional
Atualmente, 1,4 mil jovens contratados pela SEFJ em parceria com as organizações da sociedade civil (OSCs) Renapsi e Jerônimo Candinho trabalham em atividades distribuídas no contraturno escolar, durante quatro horas diárias, no apoio administrativo aos órgãos públicos do DF, recebendo remuneração de R$ 660 e vale-alimentação, transporte, seguro de vida, 13° salário e férias. Além disso, participam de curso para complemento da sua formação profissional.
“O Jovem Candango é um programa muito importante para a sociedade, pois dá oportunidade ao jovem que vive em situação de vulnerabilidade de conquistar a sua primeira experiência profissional e receber um recurso que ajuda na sua formação escolar e algumas vezes serve como complemento para a família”, ressalta o secretário Rodrigo Delmasso.
Acompanhe as etapas do processo seletivo para vagas oferecidas pelo programa Jovem Candango.
→ Segunda (26) – abertura das inscrições
→ 23/7 – encerramento das inscrições
→ 1º/8 – divulgação da lista dos classificados
→ 1º/8 a 5/8 – convocação dos aprovados
→ 7/8 a 18/8 – entrega dos documentos e reconvocação dos aprovados
→ 23/8 – contratação da primeira turma de aprovados.
*Com informações da Secretaria da Família e Juventude