[adrotate banner="2"]

Sobradinho terá blitz educativa para prevenção de incêndios florestais

Na próxima sexta-feira (24), a entrada da Vila Basevi, localizada em Sobradinho, na DF-001, será palco da 2ª Blitz Educativa de Prevenção dos Incêndios Florestais. Os veículos que trafegarem pelo local serão interceptados pelo DER, e equipes compostas por representantes dos citados órgãos realizarão abordagens para alertar motoristas e passageiros sobre a proibição e os perigos associados à queima de lixo e restos de poda, práticas comuns que representam as principais causas de incêndios florestais na região.

O evento, marcado para ocorrer das 8h às 12h, contará com a participação de diversos órgãos ambientais e autoridades locais, incluindo a Secretaria do Meio Ambiente e Proteção Animal do DF (Sema), o Corpo de Bombeiros Militar do Distrito Federal (CBMDF), o Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), a Polícia Militar Ambiental (BPMA), o Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), a Companhia de Saneamento Ambiental do Distrito Federal (Caesb), o Departamento de Estradas de Rodagem (DER-DF), além de 30 estudantes da Escola Professor Carlos Mota, do Lago Oeste.

“Estas blitze educativas são fundamentais para aumentar a conscientização ambiental e promover um impacto positivo duradouro na prevenção dos incêndios florestais. É uma oportunidade para ensinar e aprender, fortalecendo a nossa comunidade na luta contra essas queimadas desastrosas”, comentou o secretário do Meio Ambiente e Proteção Animal, Gutemberg Gomes.

Essa ação conjunta visa não apenas educar a população sobre as responsabilidades ambientais, mas também reduzir o número de focos de incêndio na área, especialmente nas proximidades do Parque Nacional de Brasília. A presença dos alunos é parte crucial da blitz, pois, além de aumentar a receptividade do público, promove a conscientização dos jovens, que são incentivados a disseminar as práticas aprendidas entre suas famílias e comunidades.

Para a coordenadora técnica do Plano de Prevenção e Combate aos Incêndios Florestais (PPCIF/Sema), Carolina Schubart, a ideia vem sendo bem recebida pela população. “Estamos na segunda blitz do ano, sempre levando os estudantes para falar com os motoristas. Além da participação dos agentes ambientais, que são os que lidam diretamente no combate ao fogo”, frisou.

A blitz é parte de uma série de iniciativas programadas para os próximos meses, com eventos similares previstos para acontecer no Parque Nacional (Lago Oeste) ainda neste mês, no Jardim Botânico em junho, e na Floresta Nacional de Brasília em julho, sob a coordenação da Sema e com a participação de várias instituições que compõem o PPCIF, incluindo órgãos governamentais como a Secretaria de Saúde, a Defesa Civil, a Polícia Militar do DF, entre outros.

Serviço

2ª Blitz Educativa de Prevenção aos Incêndios Florestais
Data: sexta (24)
Horário: Das 8h às 12h
Local: Vila Basevi (DF-001), Sobradinho-DF

*Com informações da Sema

 

Fonte: Agência Brasília

[adrotate banner="6"]
spot_img