[adrotate banner="2"]

PMDF recebe visita técnicada de comitiva de militares da República Dominicana

A Polícia Militar do Distrito Federal, por meio do Batalhão de Polícia Militar Ambiental, recebeu, na manhã desta terça-feira, uma comitiva de militares da República Dominicana que está no Brasil fazendo uma visita técnica à PMDF. O objetivo da visita ao BPMA é acompanhar de forma mais ampla a atividade policial militar ambiental. Esse tipo de atividade é de extrema relevância para a obtenção de informações para tomada de decisão. Além de estreitar laços, contribuem para obter informações e propiciam acesso a atividades laborais que podem ser desconhecidas pela equipe.

Por esse motivo, foi-lhes apresentado os serviços de Rádio Patrulhamento Ambiental, responsável pelo policiamento ambiental e resgate de animais silvestres; o Policiamento Tático Ambiental, responsável pelo patrulhamento das áreas urbanas com o objetivo de coibir crimes ambientais, como tráfico de animais e maus-tratos aos animais; o Grupo Operações no Cerrado, responsável pelo policiamento e patrulhamento de áreas rurais e de preservação permanente com o intuito de coibir crimes ambientais, como desmatamento, queimadas e caça predatória; e o Policiamento Lacustre, responsável pela segurança do Lago Paranoá, coibindo pesca predatória e crimes ambientais. Neste caso, os visitantes tiveram a oportunidade de acompanhar in loco o policiamento lacustre, sendo possível observar de forma prática como é feito o patrulhamento no ambiente real.

Além desse conhecimento, também foi-lhes apresentado o Programa de Educação Ambiental Lobo-Guará: que trabalha de forma preventiva, ensinando crianças e adultos a protegerem nosso bioma cerrado; amplia de forma teórica e às vezes prática o conhecimento geral, cultural e ético, deixando saliente um senso crítico de cidadania e responsabilidade social.

De forma geral, a comitiva saiu satisfeita com a dinâmica organizacional e os fatores teóricos aplicados no Policiamento Ambiental.

Com a colaboração do Subtenente Batista

Fonte: PMDF

[adrotate banner="6"]
spot_img