Acervo dos Palácios prepara programação especial para férias





Exposição sobre Vicente do Rego Monteiro, pintor modernista, e centenário do quadro ‘Autorretrato I’, de Tarsila do Amaral, são atividades



Autorretrato I, 1924, Óleo sobre cartão, Acervo dos Palácios

O Acervo Artístico-Cultural dos Palácios do Governo do Estado de São Paulo prepara novidades para o ano de 2024. A gestão Tarcísio de Freitas quer dar um novo olhar para a coleção de mais de 4 mil peças dos Palácios dos Bandeirantes e Boa Vista e ampliar a visitação do público a esses espaços com uma programação diversificada com exposições, atrações musicais, oficinas, além das visitas mediadas pelos educadores.

As atividades começam com a participação do Palácio dos Bandeirantes no “Recreio nas Férias”, programa da Secretaria Municipal de Educação que proporciona atividades esportivas, lúdicas, recreativas e passeios culturais durante o recesso das aulas. Entre os dias 10 e 24 de janeiro, a equipe educativa do Acervo vai receber cerca de 400 alunos da rede municipal de ensino de São Paulo, de 9 a 14 anos, nesta parceria que completa 16 anos em 2024.

A equipe educativa do Acervo vai acompanhar as crianças em visita pelo Palácio dos Bandeirantes e apresentar obras de importantes artistas brasileiros que compõem a coleção de arte, como Tarsila do Amaral, Anita Malfatti, Aleijadinho, Vicente do Rego Monteiro e Djanira da Motta e Silva. “Parcerias como esta ampliam o acesso à arte e à cultura e potencializam a função social dos equipamentos públicos com programação de qualidade para a população. Ficamos muito felizes em integrar por mais um ano a lista dos passeios e poder contribuir com essa ação”, afirma Rachel Vallego, curadora do Acervo.

O Palácio dos Bandeirantes, sede do governo, também terá programação especial. No calendário deste ano, está prevista uma exposição temática de Vicente do Rego Monteiro, importante pintor modernista brasileiro, de Recife, em data a definir, além de um novo projeto de exposição para a Galeria dos Governadores, trazendo um olhar histórico, social e político renovado sobre os retratos dos ex-administradores do Estado de São Paulo. O Salão dos Pratos será reinaugurado e o público poderá conhecer a coleção de porcelanas do Acervo com um enfoque mais contemporâneo.

Já para o Palácio Boa Vista, em Campos do Jordão, está prevista para o início de março uma exposição em comemoração do Centenário do quadro “Autorretrato I”, de Tarsila do Amaral. Para o segundo semestre, Vallego pretende comemorar os 60 anos do Palácio com uma programação de eventos e atividades.

O objetivo da nova gestão do Acervo Artístico-Cultural é fortalecer a imagem do Palácio como um espaço de educação e cultura e aproximar a sociedade do patrimônio público. “Queremos participar mais ativamente do circuito dos grandes equipamentos culturais do Estado de São Paulo por meio do fortalecimento do nosso educativo, com atividades para todos os públicos”, declarou a curadora.

Rachel Vallego é doutora em Estética e História da Arte pela Universidade de São Paulo, mestra em Artes e graduada em Artes Plásticas pela Universidade de Brasília. No ano de 2023 foi curadora da exposição “Rastro dos Restos”, de Ricardo Ribenboim, em cartaz no MAC USP, e curadora da exposição “Atualização do Sistema”, em cartaz no Museu Nacional de Brasília, realizada pelo grupo de pesquisa Academia de Curadoria. É curadora do Acervo dos Palácios desde setembro do ano passado.

Os Palácios do Governo de São Paulo são abertos à visitação pública. Para mais informações, acesse o site www.acervo.sp.gov.br. No Palácio dos Bandeirantes, as visitações públicas retornam em fevereiro.

Fonte: Governo do Estado de São Paulo

spot_img