Alunos de Etecs são finalistas em feira de Ciências e Engenharia da USP





Etecs finalistas estão localizadas em Campinas, capital, Guarulhos, Limeira e Ribeirão Pires; mostra presencial e virtual acontece em março



Alunos das Etecs de Ribeirão Pires e Guarulhos estão entre os 200 finalistas da 22ª edição da Febrace

Seis projetos desenvolvidos por estudantes de cinco Escolas Técnicas Estaduais (Etecs) estão na final da 22ª edição da Feira Brasileira de Ciências e Engenharia (Febrace), organizada pela USP. Etecs finalistas estão localizadas na capital e nos municípios de Campinas, Guarulhos, Limeira e Ribeirão Pires.

“Ficamos muito felizes com a notícia. Apesar de ser uma feira enorme, com gente de todo lugar, tínhamos bastante esperança de que iríamos conseguir”, comemora Laura Esther Correia Jeronimo, formada no Ensino Médio integrado ao técnico em Informática para internet pela Etec Profª Maria Cristina Medeiros, de Ribeirão Pires.

Ela é uma das autoras do projeto “Rastreamento do movimento ocular utilizando visão computacional para auxílio na comunicação de pacientes com esclerose lateral amiotrófica (ELA)”.

A ferramenta permite, por meio de recursos como inteligência artificial e visão computacional, que pessoas com a doença degenerativa escrevam palavras somente com os movimentos oculares. “Agora, o objetivo é aperfeiçoar o projeto ainda mais e dar o melhor de nós na apresentação”, conta Laura. Em 2023, o trabalho conquistou a primeira colocação do Festival Global de Impacto da IA da Intel.

Gustavo Pereira, formado no Ensino Médio integrado ao técnico em Desenvolvimento de Sistemas na Etec Guarulhos, ficou sem palavras. “Nem sei o que falar, estou bem animado. É a primeira vez que participamos dessa feira como finalistas.”

Eles conquistaram uma vaga na final da Febrace com o “Desenvolvimento e avaliação bioquímica de um biodigestor anaeróbio para produção de biogás a partir de resíduos orgânicos”. O sistema é todo automatizado e pode ser controlado remotamente, por meio de aplicativo. A biomassa restante do processo de produção do gás pode ser utilizada como fertilizante.

Os 200 projetos que avançam para a mostra presencial realizada em março também serão expostos em ambiente virtual. Entre os critérios para seleção dos finalistas estão criatividade e inovação; conhecimento científico do problema; forma de levantamento de dados e condução do projeto; profundidade da pesquisa, clareza na apresentação da documentação do projeto e na apresentação oral.

Confira abaixo os projetos das Etecs classificados entre os finalistas da 22ª Febrace:

 

Município Unidade Projeto Autores
Campinas Etec Bento Quirino Prótese para reabilitação motora de membros superiores amputados Samuel Andrade da Silva Lenso, Marcelus Guirardello (orientação), Regina Morishigue Kawakami (coorientação)
Rádio: passado, presente o futuro web Renan Lima Ribeiro Pinto, James Reis Fiorelli Venturini, Carlos Miguel Marques Biudes, Regina Morishigue Kawakami (orientação), Marcelus Guirardello (coorientação)
Capital Etec Irmã Agostina Carvoamendo: síntese de carvão ativado a partir de cascas de amendoim para a adsorção do corante azul de metileno Felipe de Morais Pinheiro, Gisle de Oliveira Alves, Gisele Jonsson da Fonseca, Márcia Freitas da Silva (orientação), Thais Taciano dos Santos (coorientação)
Guarulhos Etec Guarulhos Desenvolvimento e avaliação bioquímica de um biodigestor anaeróbio para produção de biogás a partir de resíduos orgânicos Gustavo Oliveira Pereira, Eduardo Alexandre Facco, Érick Anker dos Santos, Rodrigo Vieira Campos (orientação)
Limeira Etec Trajano Camargo Fantoches e aprendizagem: conhecer e respeitar as religiões de matriz africana Beatriz Carlos Barreto, Ana Clara Alves Deluca, Patrícia Pascon Souto Tancredo (orientação)
Ribeirão Pires Etec Profª Maria Cristina Medeiros Rastreamento do movimento ocular utilizando visão computacional para auxílio na comunicação de pacientes com esclerose lateral amiotrófica (ELA) Raíssa Bespalec Daloia, Pedro Nicolas Costa, Laura Esther Correia Jeronimo, Anderson Silva Vanin (orientação), Cintia Maria de Araújo Pinho (coorientação)

Siga o canal “Governo de São Paulo” no WhatsApp:
https://bit.ly/govspnozap

Fonte: Governo do Estado de São Paulo

Últimas