Defesa Civil, Fundo Social e Saúde iniciam hoje (21) a “Solidariedade Laranja”, em alusão ao uniforme dos agentes de resgate e prevenção
A Defesa Civil e o Fundo Social do Estado de São Paulo se unem à Secretaria da Saúde para mobilizar agentes e voluntários estaduais e municipais em uma campanha de solidariedade para salvar vidas de quem precisa de transfusões.
Nesta quarta-feira (21), a campanha “Solidariedade Laranja” – em alusão ao uniforme da Defesa Civil – vai receber doadores nos postos da Fundação Pró-Sangue na Grande São Paulo e também em hemocentros do interior e do litoral.
A iniciativa será lançada às 10h, no posto Clínicas da Fundação Pró-Sangue, com a presença da primeira-dama e presidente do Fundo Social de São Paulo, Cristiane Freitas, do secretário-chefe da Casa Militar e coordenador estadual da Defesa Civil, coronel PM Henguel Ricardo Pereira, e do secretário estadual da Saúde, Eleuses Paiva. Ao menos 20 voluntários já estão inscritos para o início da campanha nesta unidade.
O objetivo é reunir o maior número possível de agentes e voluntários da Defesa Civil do Estado em todo o território paulista para doações nos seis postos da Fundação Pró-Sangue – são três na capital e os demais em Barueri, Guarulhos e Osasco, além de hemocentros nas demais regiões do estado. A iniciativa se estende até o fim de junho, que historicamente é um mês crítico em relação aos níveis de estoque de bancos de sangue e derivados.
O envolvimento da Defesa Civil e do Fundo Social na “Solidariedade Laranja” também busca conscientizar a população sobre a importância da doação regular de sangue para que o atendimento médico a milhares de pacientes que precisam diariamente de transfusões não seja prejudicado.
Qualquer pessoa com idade entre 16 e 69 anos, boas condições de saúde e peso mínimo de 50 kg é um potencial doador – os requisitos básicos estão disponíveis na página https://bit.ly/3qSuLgx. Homens podem doar sangue até quatro vezes por ano, com intervalo mínimo de dois meses entre cada doação, e mulheres até três vezes por ano, com três meses de intervalo entre as doações.
Para ser um voluntário, basta agendar horário e local da doação pelo site www.prosangue.sp.gov.br ou ainda consultar os hemocentros mais próximos. Com a campanha, a Defesa Civil e o Fundo Social reforçam o compromisso para cuidar e proteger a comunidade também em situações de urgência médica e defesa da saúde pública.
Postos da Fundação Pró-Sangue na Grande São Paulo
Posto Clínicas: Av. Dr. Enéas Carvalho de Aguiar, 155 – 1º andar, Cerqueira César – São Paulo/SP
Posto Dante Pazzanese: Av. Doutor Dante Pazzanese, 500, Ibirapuera – São Paulo/SP
Posto Mandaqui: Rua Voluntários da Pátria, 4.227, Mandaqui – São Paulo/SP
Posto Regional de Osasco: Rua Ari Barroso, 355, Presidente Altino – Osasco/SP
Posto Barueri: Rua Angela Mirella, 354 – térreo, Jardim Barueri – Barueri/SP
Posto Stella Maris: Rua Maria Cândida Pereira, 568, Itapegica – Guarulhos/SP