Capacitações serão focadas na geração de renda, para empreender e administrar o próprio negócio
A Secretaria da Administração Penitenciária (SAP), a Fundação “Prof. Dr. Manoel Pedro Pimentel” (Funap) e o Sebrae-SP firmaram, na última sexta-feira (22), um convênio para capacitar mais de 50 mil reeducandos e oriundos do sistema prisional pelos próximos dois anos. As capacitações serão focadas no preparo dos participantes para geração de renda – empreendendo e administrando seu próprio negócio.
Entre os temas abordados estão Comportamento Empreendedor, Marketing, Planejamento, Finanças e Mulheres Empreendedoras. Durante o prazo do convênio, o Sebrae-SP estará presente em 159 presídios da SAP por meio do programa Sebrae Comunidades: Reescrevendo a minha história.
As capacitações serão para quem está cumprindo pena em regime fechado, semiaberto, penas alternativas, assim como familiares e egressos do sistema prisional.
Estiveram presentes o diretor superintendente do Sebrae-SP, Nelson Hervey Costa, o diretor técnico do Sebrae-SP, Marco Vinholi, o diretor de administração e finanças do Sebrae-SP, Reinaldo Correa, e o secretário da SAP, Marcello Streifinger. A assinatura do convênio foi na Penitenciária Feminina da Capital, na zona norte, também com a presença de reeducandas.
A capacitação completa tem carga horária de 12 horas, com módulos que também podem ser realizados em formato online – de acordo com a necessidade de cada público. Há um formato disponibilizado destinado às unidades prisionais masculinas e outro para as unidades femininas, visando ações específicas para o fomento do empreendedorismo feminino.
O secretário Streifinger ressaltou a importância da parceria com o Sebrae-SP: “São 50 mil possibilidades de ressocialização e reintegração social”, destacou. O secretário enfatizou ainda que é preciso firmar mais parcerias como essa e viabilizar oportunidades de emprego e renda.
“Este convênio é de extrema importância para o Sebrae-SP, pois estamos trabalhando com um público em situação de vulnerabilidade e que precisa de apoio para sua reinserção na sociedade. Trabalhamos em prol de uma sociedade mais igualitária em termos de recursos e oportunidades, pois não há crescimento econômico sem que ele seja inclusivo. E ser inclusivo nos dá a oportunidade de transformar positivamente a vida de muitas pessoas, que é a nossa missão”, afirma o diretor superintendente do Sebrae-SP.
Para o diretor executivo da Funap, Mauro Lopes dos Santos, “a parceria abre inúmeras portas e oferta várias ferramentas para aqueles que, por terem passado pelo sistema prisional, acabam encontrando dificuldades de se restabelecerem no mercado de trabalho. Reescrevendo minha História é a construção de um plano de nova e promissora vida à população carcerária”, destacou.