A Câmara Legislativa do Distrito Federal (CLDF) protocolou um Projeto de Lei para corrigir erros de português em elevadores do país. A medida se deu, após o deputado Rogério Morro da Cruz (PMN) se sentir incomodado com uma frase vista diariamente por diversas pessoas.
A proposta do distrital se refere ao aviso fixado ao lado dos elevadores que diz: “Usuários: antes de entrar no elevador, verifique se o mesmo encontra-se neste andar”. Porém, a palavra “mesmo” não pode ser usada como pronome pessoal, segundo argumenta o parlamentar.
No documento Rogério pede a correção para a frase: “Aviso aos usuários, antes de entrar, verifique se o elevador se encontra neste andar”. O alerta é obrigatório nos elevadores de todo o país, desde 2003.
Sendo aprovada, a proposta vai corrigir um erro que dura desde a implantação da norma. Na época, o DF sancionou a lei que obriga a fixação da placa em “condomínios de edifícios residenciais, comerciais e de prestação de serviços e outros estabelecimentos congêneres, públicos ou particulares, dotados de elevadores”.
Os prédios que não tiverem o aviso próximo aos elevadores podem levar uma multa de R$ 300, desde a aprovação da lei.